Anuncios

 

Publicado 10/03/2017

A natação é um esporte praticado desde os tempos da Grécia antiga e desde essa época suas regras mudaram muito. Confira algumas delas.



A natação é um esporte com muitas regras e que está a cada dia mais sendo procurado e recomendado por médicos principalmente para pessoas com problemas respiratórios. A natação é praticada desde a Grécia Antiga por ser muito benéfico ao corpo e principalmente por não causar nenhum impacto físico, ela é considerada um dos esportes mais saudáveis, pois é capaz de ajudar a desenvolver o sistema cardíaco, sistema respiratório e trabalha com todas as partes musculares e articulações do corpo.

Como todo o esporte a natação também têm suas regras, e são regras diferentes para cada um dos seus estilos. Confira abaixo quais são as principais regras da natação de cada estilo.

Regras da natação nado livre



Este é o estilo mais rápido da natação também conhecido como nado crawl, possui algumas regras, pois o nadador tem que se movimentar com a barriga voltada para a água e as pernas precisam fazer movimentos de golpes curtos e alternados na vertical. Outras regras para este estilo na natação estão relacionadas ao movimento dos braços que também é alternado, de forma como se estivessem puxando a água. É proibido tocar qualquer parte do corpo na borda da piscina durante a virada, desistência do percurso, deixar o bloco de partida antes de sinal de permissão, entre outras regras. Essas são de extrema importância e devem ser cumpridas pelo esportista em todas as competições.

Regras nado costas



Neste estilo o nadador fica todo o percurso com a barriga voltada para cima. Uma das regras para esta modalidade da natação é que os braços fiquem esticados sobre a cabeça, com a palma da mão virada para fora. Outra regra também é que o braço faça o papel de empurrar a água e as pernas impulsionam o corpo para a direção contrária. Neste estilo de nado é proibido deixar o bloco de partida antes do sinal, alternar as mãos na virada ou chegada, colocar as pernas em forma de tesoura no percurso ou nas viradas, entre outras que precisam ser cumprias para que os nadadores façam valer o seu exercício realizado.

Regras nado borboleta



Este tipo de estilo surgiu em uma variação do estilo do nado de peito. Ele foi criado em 1935 por um americano chamado Henry Myers, e em 1952 passou a ser prova específica da natação. Neste estilo uma das regras é que o atleta fique com os dois braços para fora da água e impulsiona o quadril como se estivesse saltando para frente, é proibido fazer movimentos alternado entre braço e perna, pular do bloco antes do sinal de partida , tocar as mãos na borda da piscina durante a virada, entre outra que devem ser cumpridas para que o atleta tenha um maravilhoso desempenho.


Hoje a natação é praticada tanto por homens quanto mulheres e de todas as idades que seguem à risca todas as regras de treino e também as regras de preparo físico. É o esporte mais recomendado por médicos e fisioterapeutas, pois traz um grande benefício para quem sofre com problemas de asmas, rinites e bronquites.

Postar um comentário

 
Top