Anuncios

 

Publicado 14/03/2017



Desde  Maimônides, filósofo, médico e jurista judeu nascido na Espanha medieval, caldo de galinha é recomendado aos doentes por suas propriedades medicinais. Na cultura judaica, caldo de galinha é chamado de caldo de ouro. Mas não é só entre os judeus que “prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a ninguém”.

Caldo caseiro faz bem por várias razões. A primeira delas é pelo simples fato de manter o paciente mais hidratado e melhor nutrido. Pode parecer pouco, mas a inapetência é comum em muitas doenças. O fato de inalar vapor, ao tomar a sopa quentinha, também ajuda a fluidificar o catarro e manter as vias aéreas aquecidas, o que é útil em caso de infecções respiratórias.

O caldo, porém, não é apenas um substituto mais gostoso para a inalação. Ele contém diversas substâncias com efeito medicinal benéfico. Uma parte delas vem dos vegetais, inegável. Outra parte, do frango. Mas a combinação de ambos numa água quentinha é que dá o melhor resultado. É um antiinflamatório natural.

Aquela gelatina que se forma no caldo é rica em colágeno e faz bem para a pele e para as articulações. Ela é de fácil digestão e, por isso mesmo, importante para não sobrecarregar o sistema digestivo de quem está enfraquecido por alguma doença.


Caldo de galinha
Rende 1,5 litro
Ingredientes
1 carcaça de frango ou o frango inteiro ou ainda 2 k de asinha de frango
1 cebola grande
2 cenouras 
2 dentes de alho
2 talos de salsão
1 folha de alho-poró (somente a parte verde)
2 folhas de louro
1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
5 cravos-da-índia
3 l de água

Modo de Preparo

1. Descasque os dentes de alho e a cebola. Corte a cebola em 4 partes. Lave, descasque e corte as cenouras em rodelas. Lave os talos de salsão e corte em pedaços. Lave a folha de alho-poró.

2. Lave o frango, carcaça ou asinhas em água corrente e coloque numa panela bem grande. Junte todos os ingredientes e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe bem o fogo e tampe a panela. O fogo deve estar o mais baixo o possível.

3. Deixe cozinhar por 3 horas. Sim, é bastante tempo. Mas é o único trabalho. Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo.

4. Quando esfriar um pouco, passe por uma peneira fina para uma tigela. Descarte os legumes e o frango. Reserve o caldo.

5. À medida que o caldo for esfriando, a gordura vai se separando e subindo para a superfície; quando estiver frio, com uma colher, retire a gordura. Conserve o caldo na geladeira por até 3 dias ou congele

Postar um comentário

 
Top