Anuncios

 














Quando a pele que rodeia a unha aparece avermelhada e inflamada, além de ser incômoda ou dolorida quando tocamos nela, provavelmente estamos sofrendo com uma unhas encravadas, que pode até levar a uma infecção. Confira alguns tratamentos naturais para unhas encravadas.

O que são as unhas encravadas?
Quando vemos que a pele nas bordas da unha fica avermelhada ou até infectada, é possível que tenhamos uma unha que se incrustou na carne que a rodeia. O mais comum é que isso ocorra no dedão, mas na realidade pode acontecer em qualquer dedo.


A seguir, iremos falar sobre o motivo para a sua ocorrência.

Por que surgem as unhas encravadas?
Não há uma única causa para as unhas encravadas. Os motivos mais habituais são os seguintes:

  • Sapatos desconfortáveis que nos apertam e não se ajustam bem, especialmente se praticamos esportes ou fazemos atividades que exigem movimentos ou estar de pé com frequência.
  • Unhas que não tenham sido cortadas corretamente.
  • Questões físicas do pé, como deformações ou formas especiais dos dedos, que podem causar uma pressão adicional sobre os outros dedos do pé. É importante ter em mente que algumas pessoas, por questões genéticas, nascem com as unhas dos pés curvadas, grandes demais ou com tendência a crescer para baixo. Por isso, existem pessoas que sofrem com frequência com este problema, apesar de usar o sapato adequado e cortar as unhas corretamente.












Quando ir ao médico?
 as pessoas que sofrem de diabetes, lesões nos pés, tornozelos e pernas ou possuem má circulação nos pés deveriam, primeiramente, consultar um médico, podólogo ou dermatologista. Também é importante ir quando percebermos que há pus embaixo da inflamação, já que as infecções devem ser tratadas o antes possível.


Finalmente, se as unhas costumam encravar com frequência e não encontrarmos a causa, um médico também pode nos ajudar a resolver este incômodo problema.

Unha encravada – Dicas para evitá-la
















O hábito errado de se cortar os cantos das unhas, forma uma ponta na sua extemidade cortada fazendo com que a ponta enterre na pele ao seu redor  com o peso do corpo, a pele que antes estava abaixo da unha, se projeta para cima deixando a unha encravada, causando muito descoforto e dor. Sapatos de bico fino também são grandes
causadores de unha encravada.
Inicia-se com uma dor local que vai aumentando de intensidade, chagando a ficar insuportável, a pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada, podendo haver eliminação de pus e formação de uma especie de carne esponjosa.









A dica para evitar unha encravada é:
- nunca as corte pelos cantos, mantendo sempre as pontas soltas;
- as unhas dos pés devem ser cortadas retas;
- evite cortar as unhas curta de mais, devendo deixar sempre uma pequena faixa de borda livre (aquela parte branca);
- evite usar calçados apertados.
Tratamento para unha encravada
O tratamento varia conforme a intensidade do caso, algumas medidas simples como o simples afastamento da pele com um chumaço de algodão, até procedimentos cirúrgicos para remover o tecido inflamado ou até, destruir a ponta da unha encravada.















O tratamento cirúrgico visa desobstruir a passagem da unha, para que ela possa crescer livremente. Lembrando que a extração da unha deve ser evitada, pois quando ela crescer, poderá encravá-la novamente.

Postar um comentário

 
Top