Anuncios

 

Publicado 19/03/2017


A goiaba é a fruta da goiabeira, uma árvore que pertence a família Myrtaceae, que é originalmente da América tropical. Em todo o mundo há mais de cem espécies diferentes de goiabeira, mas o resultado de tudo isso é realmente delicioso. A fruta tem uma pele muito fina de cor verde na primeira etapa e amarelo quando madura e pronta para comer, sua polpa pode ser branca, amarela, laranja ou rosa, dependendo da espécie de goiaba, e é acompanhada por dezenas de pequenas sementes duras.

A goiaba é uma fruta muito versátil que pode ser comida cru ou em várias preparações como doce de goiaba ou suco de goiaba. Quando crua retém a maior parte das suas vitaminas e minerais, por isso, é muito mais conveniente come-la assim, mas, quando é cozida a sua quantidade de licopeno é multiplicada, que é um antioxidante muito potente. Demonstrou-se que o licopeno previne o câncer da mama, da próstata e do pulmão, além de doenças cardiovasculares e ainda previne o envelhecimento prematuro.

Benefícios da goiaba




Boa para os músculos

Todos os dias as pessoas sobem e descem escadas, sentam, deitam e andam… o corpo mantém-se em movimento, mesmo quando dorme e todo esse movimento mantém os músculos em estresse contínuo, esticando e encolhendo-se a cada momento, esse movimento pode potencialmente causar perda de conexões entre músculos e nervos, causando lesões. Para evitar a perda de conexões, devemos ter uma alimentação rica em potássio e a goiaba é uma fonte ideal desse nutriente, 100 gramas de goiaba contém 290 mg de potássio, cerca de 20% da necessidade diária.

Reduz o risco de diabetes e melhora o sistema digestivo

A fibra é importante para reduzir os níveis de açúcar no sangue. Ao mesmo tempo, é ótima para a limpeza do sistema digestivo e para manter um bom movimento do intestino. As goiabas são ricas em fibras.

Melhora a saúde visual

A vitamina A ou retinol é responsável por uma boa visão. O retinol é uma das grandes vitaminas da goiaba, por isso, se você não gosta de cenoura, pode comer goiaba para melhorar sua visão.

Promove a fertilidade

Goiaba contém um mineral conhecido como folato que ajuda a promover a fertilidade em seres humanos.

Vitamina C

A vitamina C não é apenas uma forte aliada contra a gripe, ela também previne o estresse oxidativo, rejuvenesce a pele, tem propriedades anti-inflamatórias e adstringentes, previne doenças de audição e visão. Os cítricos tais como tangerina, laranja e limão são conhecidos pelo seu elevado teor de vitamina C, no entanto, a goiaba contém uma quantidade mais elevada dessa vitamina, que aquelas encontradas nas frutas mencionadas. Outra vantagem é o seu elevado teor em fibras, o que torna esta fruta ideal para incluir em qualquer dieta para perder de peso. A goiaba contém 273 mg de vitamina C, cobrindo as necessidades diárias desta vitamina com apenas duas porções.

Regula os níveis de pressão arterial

O potássio da goiaba ajuda a normalizar os níveis de pressão arterial. Uma banana e goiaba contém quase a mesma quantidade de potássio.

Ajuda no funcionamento da tireoide

A goiaba contêm cobre, que é muito bom para manter o bom funcionamento da glândula tireoide. O mau funcionamento dessa glândula pode causar muitos problemas de saúde.

Fonte de manganês

Goiabas são ricas em manganês, que ajuda o corpo a absorver outros nutrientes essenciais dos alimentos que comemos. Quando a nossa comida é usada corretamente, obtemos todos os seus nutrientes essenciais, tais como biotina, vitaminas, etc.

Ajuda a relaxar

Essa fruta é rica em magnésio, que funciona como um relaxante dos nervos e músculos. Então, depois de um dia de trabalho árduo, uma goiaba é definitivamente o que você precisa para relaxar os músculos e dar o seu corpo um bom impulso de energia.

Pele brilhante

Os beneficios da goiaba incluem a presença de vitamina E, que é naturalmente boa para a pele. Ela também contém antioxidantes que ajudam a rejuvenescer a pele.

Mais informações

As frutas são altamente indicadas em qualquer dieta, seja para emagrecer, engordar ou para tratar problemas de saúde. A goiaba é uma fruta funcional que, como vimos, é capaz de desempenhar diversas funções benéficas para o nosso organismo funcionar corretamente. Porém, pessoas com problemas de prisão de ventre não devem abusar de seu consumo, pois pode piorar sua condição.


Postar um comentário

 
Top