Anuncios

 

Publicado 20/03/2017

Coçar os olhos com muita frequência e dormir maquiada são algumas das atitudes que podem ser tornar problemas


Os problemas oftalmológicos, que prejudicam a visão, podem parecer comuns ou banais, sobretudo quando acredita-se que são influenciados pela genética. No entanto, algumas condições podem ser resultado de descuidos que você comete sem perceber, mas que são prejudiciais para a saúde dos seus olhos.

Para evitar os problemas, o cirurgião oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, lista as atitudes prejudiciais aos olhos que são feitas com mais frequência.

Hábitos diários que podem prejudicar a visão
Dormir com as lentes de contato, mesmo que seja só um cochilo

“Durante o sono o nível de lubrificação dos olhos diminui bastante, e as lentes podem ressecar junto com o globo ocular e desencadear uma série de problemas. Se você for tirar um cochilo por mais de vinte minutos, remova as lentes antes. Vale dizer que as lentes de uso prolongado devem ser evitadas ao máximo, já que elas oferecem um risco entre 10 e 15 vezes maior de desenvolver uma úlcera na córnea quando comparadas às lentes de uso diurno”, alerta o médico.

Coçar os olhos toda hora



Segundo o médico, as mãos normalmente estão contaminadas com germes e bactérias que podem causar infecções

“Com ou sem lentes de contato, coçar os olhos desenfreadamente – ainda que essa urgência se deva a um episódio alérgico – é altamente prejudicial para a visão. Além de aumentar as chances de romper pequenos vasos sanguíneos e provocar uma inflamação ocular, as mãos geralmente estão contaminadas com germes e bactérias que podem causar infecção. Além disso, quando crianças e adolescentes coçam demais os olhos, empregando muita força nas pálpebras, a córnea pode vir a sofrer alterações no formato, levando ao astigmatismo e ao ceratocone”, detalha Dr. Renato.


Ficar muito tempo conectado ao celular

“O grande problema da atualidade é que jovens e adultos passam horas e horas ligados no telefone celular. Esse tipo de radiação, que vem sendo estudada por muitos cientistas, pode ser quase tão prejudicial para os olhos quanto a radiação ultravioleta da exposição ao sol sem proteção. Ou seja, sintomas como cansaço visual, dores de cabeça, lacrimejamento excessivo e irritação ocular podem surgir em decorrência de excessos desse tipo, sem contar a perda gradual da acuidade visual”, ressalta o especialista.

Abuso de colírios













O especialista explica que quando o paciente realmente necessitar de um colírio, terá que usar uma medicação bem mais forte.

“Muitas pessoas são dependentes de colírios da mesma forma com que outras não conseguem dormir sem descongestionantes nasais. O grande problema é que, ao mesmo tempo que parecem atenuar a irritação ocular, o uso abusivo desses medicamentos pode estimular um ciclo vicioso. Ou seja, quando o paciente realmente precisar de um colírio, o oftalmologista terá de prescrever um medicamento bem mais forte para tratar o problema”.

Não usar óculos de sol

“Desde muito pequenas, as pessoas devem ser acostumadas a proteger os olhos dos raios ultravioleta. Não é uma questão apenas de quem vai à praia, ao clube ou ao parque. Até mesmo em dias nublados todos deveriam se acostumar a proteger os olhos. Afinal, os raios UV deterioram a visão, levando à formação precoce de catarata, degeneração macular, até mesmo de tumores benignos e cancerosos na superfície dos olhos. As lentes escuras devem bloquear pelo menos 99% dos raios UVA e UVB”, explica o cirurgião oftalmologista.

Dormir maquiada

“Os cuidados devem começar já ao fazer a maquiagem. Alguns tipos de sombra podem arranhar o cristalino e causar irritação caso entrem em contato direto. Até mesmo durante a aplicação do rímel é preciso dobrar atenção, já que é muito comum o aplicador atingir a parte interna dos olhos. Outro cuidado fundamental é descartar toda maquiagem vencida, já que pode desencadear alergias severas, irritação, vermelhidão e sensação de areia nos olhos”, finaliza.

Postar um comentário

 
Top