Anuncios

 

Publicado 20/03/2017



Além de sensibilidade e mau humor extras, a temida tensão pré-menstrual aumenta a compulsão por comer doces. Acredite, a oscilação hormonal que seu corpo sofre não é apenas uma desculpa para devorar aquela barra de chocolates que você resistiu firmemente até o primeiro dia de TPM. "Nesse período, a elevação dos níveis de progesterona e a queda nas taxas de estrogênios no organismo e a diminuição da serotonina, hormônio da felicidade, levam a mulher a buscar, no açúcar, uma fonte a mais de prazer", explica a nutricionista Dani Campi, da Clinica Masci, em São Paulo.

Quem leva uma rotina estressante pode sofrer ainda mais com esse desejo incontrolável de comer doces. "O estresse aumenta a formação de cortisol no sangue. O que também prejudica a produção adequada de serotonina", afirma Campi. Ainda que pareça uma guerra perdida, já que o seu organismo é o responsável pela farra calórica pré-menstrual, existem formas de driblar a loucura por açúcar. "Uma dieta rica em carboidratos complexos, como frutas, legumes e massas integrais, ajuda a manter os níveis de glicose no sangue, uma vez que possuem digestão mais demorada, se compararmos a uma alimentação rica em carboidratos simples, como massas refinadas, doces, pães e derivados", indica a receita.

Anote também outras dicas valiosas elaboradas pela nutricionista. "O importante é driblar essa vontade, enganando nosso cérebro com uma hábito saudável e com uma alimentação rica em nutrientes", garante.

Coma banana

"A fruta é rica em triptofano, precursor da serotonina, o hormônio da felicidade. Além disso, é bem mais saudável e nutritiva que uma barra de chocolate."

Doce abacate

"A gordura insaturada, presente em abundância no abacate, ajuda a diminuir o cortisol no sangue. Um ponto a menos para o estresse."

Gordura amiga

"Apesar de um pouco calóricas, as oleaginosas como, nozes, castanhas e amêndoas, são ricas em vitaminas e minerais e ajudam a driblar os sintomas da TPM. Com moderação, saciam e substituem as sobremesas açucaradas."

Aposte nas fibras

"O sabor doce e as fibras das frutas secas ajudam a aliviar a vontade de abusar de doces."

Receita indispensável

"Não é frescura: alimentar-se a cada três horas é muito importante para manter as taxas de açúcar no sangue. Uma rotina de exercício físico também é um auxílio no combate ao consumo de açúcar, já que aumenta a produção de serotonina, dando a sensação de bem estar."


Postar um comentário

 
Top