Anuncios

 

Publicado 25/03/2017

Este bolo sem glúten tem um maravilhoso sabor de compota de laranja-de-Sevilha, motivo pelo qual decidi cobri-lo com uma camada de marzipã de amêndoas e ganache de chocolate com laranja.



Ingredientes:

03 laranjas-navelinas*, lavadas e escovadas - 02 picadas grosseiramente e as raspas de uma
05 ovos médios, claras e gemas separadas
200 grs. de açúcar refinado amarelo
225 grs. de amêndoas, picadas
01 colher de chá de óleo natural de laranja

Cobertura

½ porção de Ganache de chocolate amargo com 1 colher de sopa de óleo natural de laranja
02 colheres de sopa de geleia de damasco peneirada, aquecida
300 grs. de marzipã de amêndoas (mínimo de 35% de amêndoas picadas)
Pó de ouro comestível (em spray), para finalizar

*Laranja Bahia

Modo de Preparo



1- Coloque as laranjas picadas (sem as sementes, mas com a casca) em uma panela. Adicione 01 colher de sopa de água, cubra e deixe cozinhar em fogo brando por 30 minutos até amolecer e toda a água ser absorvida. Deixe esfriar. Bata as laranjas inteiras em um processador de alimentos ou com um mixer até formar uma pasta homogênea e espessa.

2- Em outra tigela, bata as gemas com metade do açúcar até obter uma mistura clara e grossa. Com cuidado, acrescente à pasta de laranja e incorpore as amêndoas picadas. Adicione o óleo e as raspas de laranja.

3- Coloque as claras em uma tigela grande e limpa e bata até formar picos moles. Aos poucos, acrescente o restante do açúcar, uma colher de chá de cada vez, em velocidade alta até obter um merengue brilhante. Misture 02 colheres de sopa do merengue à massa para suavizá-la, em seguida coloque o restante e mexa até incorporar bem.

4- Despeje a massa na fôrma e asse por 50 minutos até que um palito inserido no centro saia limpo. Verifique depois de 20 minutos e cubra com papel-manteiga ou papel-alumínio se estiver escurecendo em excesso. Deixe esfriar na fôrma.

5- Desenforme e coloque sobre uma base para bolo de 20 cm de diâmetro. Cubra perfeitamente a superfície e as laterais com metade da ganache de chocolate amargo com óleo de laranja, usando uma espátula. A ganache deve estar com consistência pastosa o bastante para ser espalhada. Coloque o bolo no congelador por 10 minutos para firmar; enquanto isso, aqueça a geleia em uma panela pequena.

6- Retire o bolo do congelador e pincele com a geleia de damasco. Sove e abra o marzipã até obter um círculo grande o bastante para cobrir a superfície e as laterais do bolo.

7- O marzipã deve ter cerca de 3 mm de espessura. Depois de colocado na posição, apare e nivele usando um alisador de pasta.

8- Coloque o bolo sobre uma grade de confeiteiro e aqueça o restante da ganache de chocolate até que atinja a consistência para ser despejada.
Use uma concha para espalhar a ganache sobre o bolo e faça espirais na superfície e laterais.
Dê batidinhas na grade para retirar o excesso de chocolate.
Levante e retire as sobras das partes aparadas da base do bolo.
Passe uma espátula para confeitar bolo de 10 cm sobre a ganache das laterais do bolo, em movimentos para cima e para baixo.
Passe o pó de ouro antes de colocá-lo sobre um suporte para bolos bem bonito.

Armazenamento:

Coloque em um recipiente hermético em local fresco e seco, e consuma em até 03 dias.

Observações:

Rende 01 bolo redondo (20 cm)
Tempo de preparo: 120 minutos
Dificuldade: Médio

Nota:


Este bolo sem glúten tem um maravilhoso sabor de compota de laranja-de-Sevilha, motivo pelo qual decidi cobri-lo com uma camada de marzipã de amêndoas e ganache de chocolate com laranja.


Postar um comentário

 
Top